Espaço Vital

Sobre o EV

Os vínculos com o jornalismo

Os vínculos com o jornalismo

 A ligação de Marco Antonio Birnfeld com os meios de comunicação social começou nos idos de 1962, na Rádio Gaúcha. Ali - como integrante da assim chamada “A maior e melhor equipe de esportes do Rio Grande do Sul” - foi redator de notícias de todos os programas de esportes. 

Passou para a Tv Gaúcha – Canal 12 de Porto Alegre (atualmente RBS Tv), onde foi o produtor de dois programas transmitidos ao vivo: “GR Show” (apresentado por Glênio Reis) e “Bar Doze” (apresentado por Salimen Júnior). Na mesma emissora, posteriormente, passou à função de assessor de programação, diretamente subordinado ao então diretor-geral Walmor Bergesch.

Em 10 de outubro de 1969, mudou de empresa, passando a ser chefe do Departamento de Divulgação e Propaganda da TV Difusora de Porto Alegre (atual Band). Ali foi integrante da equipe (“linha de frente”) que, em 19 de fevereiro de 1972, gerou a primeira transmissão de tevê a cores no Brasil. O evento mostrado ao Brasil foi o desfile de abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Naquele ano e nos subsequentes foi também na mesma emissora o produtor de “A Grande Noite”, o primeiro programa regular de entrevistas, em cores, transmitido ao vivo no Brasil.

É jornalista laureado do Jornal do Comércio (RS) - onde atua desde outubro de 1969 - primeiro com uma coluna (“Câmera, Ação”) sobre rádio e tevê; a partir de 1972 passou a ser o titular da edição impressa do Espaço Vital, uma criação tida em conjunto com o então diretor de redação Homero Guerreiro.

Marco Antonio Birnfeld criou o Espaço Vital na internet em setembro de 2000.
Quando o movimento “OAB Mais” venceu as eleições da OAB/RS em novembro de 2006, ele foi o criador do Jornal da Ordem. Titular do domínio www.jornaldaordem.com.br , transferiu à entidade, anos depois, os respectivos registros  de que era o titular. A cessão foi gratuita.

Espaço Vital

Espaço Vital

É um site independente, com foco em casos judiciais. Didático, divulga precedentes interessantes. Atento, aponta mazelas jurisdicionas. E crítico se opõe a verbas sucumbenciais irrisórias. Prestigia advogados criativos e advocacia atuante; aplaude magistrados que dão pronta prestação jurisdicional; elogia membros do Ministério Público em causas de interesse da sociedade. E impressionado, o ESPAÇO VITAL deplora o crescimento e a consolidação jurisdicional da "estagiariocracia" e da "assessorcracia" – e também a expansão institucionalizada dos penduricalhos.

As informações que o leitor obtém no Espaço Vital não são - nem pretendem ser - aconselhamento jurídico. Consulte um advogado de sua preferência e/ou confiança sempre que precisar de aconselhamento jurídico.

As matérias aqui publicadas constituem direitos de Marco Antonio Birnfeld Sociedade de Advogados, com exceção daqueles textos que estejam assinados. Tratam-se de maneiras de proteger materiais autorais, dando o direito de propriedade a quem utiliza o intelecto para produzir. Desta forma, possibilita que os autores usem e distribuam o que criam, da maneira que considerarem melhor.

O ESPAÇO VITAL é independente e livre. E não tem “patrocinadores”.

Marco Antônio Birnfeld

Marco Antônio Birnfeld

Quem é o editor do Espaço Vital

Marco Antonio Birnfeld, o conselheiro mais antigo em atividade na OAB-RS, teve o seu primeiro mandato a partir de 1º.1.2004. Sucessivamente foi reeleito para os períodos 2007/2009; 2010/2012; 2013/2015; 2016/2018; 2019/2021; 2022/2024 (neste, até 31 de dezembro do corrente ano).

Em seus assentamentos na OAB gaúcha tem vários louvores. São elogios por trabalhos em favor da classe advocatícia e da entidade.

Em 11 de dezembro de 2009 recebeu da OAB/RS o título de “Advogado Jubilado”. O diploma refere “o reconhecimento pela perseverança no exercício da profissão”.

Em 20 de dezembro de 2012 abandonou a advocacia contenciosa. Tal em decorrência da decepção pelo “crescimento jurisdicional da estagiariocracia”.

Em 5 de outubro de 2018 foi agraciado pelo Conselho Federal da OAB com o diploma de “reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor da preservação do Estado Democrático de Direito e da Advocacia Nacional”. Tal ocorreu no transcurso do 30º aniversário da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil.
.....
A ligação de Marco Antonio Birnfeld com os meios de comunicação social começou em 10 de outubro de 1969, como chefe do Departamento de Divulgação da TV Difusora de Porto Alegre (atual Band). Ali foi integrante da equipe (“linha de frente”) que, em 19 de fevereiro de 1972, gerou a primeira transmissão de tevê a cores no Brasil. O evento mostrado ao Brasil foi o desfile de abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Naquele ano e nos subsequentes foi o produtor de “A Grande Noite”, transmitido ao vivo, todos os sábados – como o primeiro programa regular de entrevistas, em cores, exibido no Brasil.

É jornalista laureado do Jornal do Comércio (RS) - onde atua desde outubro de 1969 - primeiro com uma coluna (“Câmera, Ação”) sobre rádio e tevê; a partir de 1972 como titular da edição impressa do Espaço Vital.

Criou o Espaço Vital na internet em setembro de 2000.

Quando o movimento “OAB Mais” venceu as eleições da OAB/RS em novembro de 2006, foi o criador do Jornal da Ordem. Titular do domínio www.jornaldaordem.com.br , Marco Antonio transferiu à entidade, anos depois, os respectivos registros  de que era o titular. A cessão foi gratuita.